Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Concursos

Teste Seletivo para Contratação TemporáriaNº 010/2013

Informações Básicas

Data do Concurso: 20 fev 2013
Homologação
 

 

TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

EDITAL Nº 010/2013

Secretaria Municipal de Educação

 

 O Município de Irineópolis, através do Excelentíssimo Prefeito Municipal Senhor Juliano Pozzi Pereira, torna público que se encontram abertas de 25/02/2013 a 01/03/2013 as inscrições ao Teste Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professores para a Secretaria Municipal de Educação, para o exercício de 2013, com fundamento na Lei Complementar Municipal 013/2003, com alteração na Lei Complementar Municipal nº 022/2005, Art. 2º, Inciso 4º; para atuação na Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental/PETI e Disciplinas específicas do Ensino Fundamental, o qual se regerá pelas instruções deste Edital: 

 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1. O Teste Seletivo destina-se ao provimento de vagas para cargos de professor disponíveis na Secretaria Municipal de Educação, a serem admitidos em Caráter Temporário para o ano letivo de 2013. 

1.2. A divulgação oficial das etapas deste Teste Seletivo dar-se-á através de avisos afixados no mural de publicações da Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Educação e no site http://www.irineopolis.sc.gov.br/.

 

 

2. DAS VAGAS 

2.1. O preenchimento das vagas da Secretaria Municipal de Educação dar-se-ão, conforme a necessidade da Secretaria da Educação, na ocorrência de necessitar de substituição de servidores efetivos em afastamento e vagas excedentes.

 

3. DAS INSCRIÇÔES

3.1 O candidato poderá se inscrever nas seguintes disciplinas, áreas e níveis de ensino:

a) Educação Infantil;

b) Séries Iniciais do Ensino Fundamental e PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

c) Artes

d) Educação Física

e) Matemática

f) Geografia

g) História

h) Língua Portuguesa

i) Língua Inglesa

j) Ciências

k) Educação Especial Segundo Professor

 

3.2. A inscrição deverá ser feita através da internet, no site http://www.irineopolis.sc.gov.br/. Para efetuar a inscrição pela internet, o candidato deverá:

a. Ler atentamente o Edital de Abertura de Inscrições e o Formulário  de Inscrição;

b. Acessar  http://www.irineopolis.sc.gov.br/  para INSCRIÇÃO ON LINE  e preencher o requerimento de Inscrição, conforme instruções contidas na página;

c. Imprimir o requerimento de inscrição;

d. Entregar os documentos exigidos para a efetivação da Inscrição, com envelope devidamente lacrado e rubricado pelo candidato até o dia 01/03/2013 até as 16:30 hs na Secretaria Municipal de Educação que encaminhará no mesmo dia para a Empresa RIOS & RIOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA, a qual fornecerá um protocolo de recebimento.

e. Efetuar o depósito identificado (diretamente no caixa/dentro da agência) no valor da inscrição, no Banco do Brasil - Agência 5240-X, Conta Corrente n° 6135-2. (RIOS & RIOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA)

3.3. É de exclusiva responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, o correto preenchimento do requerimento de inscrição e a apresentação da documentação exigida. Ao inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher no Requerimento de Inscrição a opção, pela área e pela disciplina.

3.3.1 O Candidato deverá observar a formação mínima exigida para os cargos seguindo a tabela abaixo:

 

DISCIPLINA

HABILITAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

Educação Infantil

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia (Educação Infantil).

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Educação Infantil).

Séries Iniciais e PETI

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia (Séries Iniciais).

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Séries Iniciais).

Artes

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Educação Artística ou de Licenciatura Plena em Artes.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística ou Artes.

Educação Física

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Educação Física.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1ºperíodo) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.

Matemática

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Matemática.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.

Geografia

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Geografia.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Geografia.

História

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em História.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em História.

Língua Portuguesa

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras/Português.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português.

Inglês

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras / Inglês.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Letras em Inglês.

Ciências

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Letras / Inglês.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Letras em Inglês.

Educação Especial Segundo Professor

Habilitado - Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Diploma e Histórico Escolar de Curso Superior em Educação Especial ou Certidão de Freqüência em Curso de Complementação em Educação Especial com no mínimo 40 horas.

Não Habilitado - Certidão de Frequência a partir da 2ª fase (1º período) em Curso Superior em Pedagogia.

 

3.4. A inscrição do candidato implica no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

3.5. Após a efetivação da inscrição, não será aceito pedido de mudança de opção de disciplina ou área. 

3.6. As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal. O candidato que não preencher o respectivo documento de forma completa e correta, bem como fornecer dados inverídicos ou falsos, terá sua inscrição indeferida.

3.7. O candidato ou seu representante deverá informar no requerimento número de telefone e/ou endereço eletrônico para contato. 

3.8 O descumprimento de qualquer das instruções para inscrição, poderá acarretar o indeferimento do requerimento da inscrição. 

3.9   O valor da inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais), para aqueles que se inscreverem em uma área de ensino ou uma disciplina específica.

3.9.1 O valor da inscrição será de R$ 50,00 (cinqüenta reais), para aqueles que se inscreverem em duas disciplinas ou áreas de ensino conforme habilitação.

3.9.2 As inscrições deferidas e/ou indeferidas serão publicadas no dia 04/03/2013 até as 16:30hs no mural de publicações da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e nos sites definidos no item 1.2 deste edital, onde caberá recurso no prazo de 48 horas (quarenta e oito horas) dirigido à Empresa RIOS & RIOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA)

 

4. DAS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 

4.1. Aos candidatos portadores de necessidades especiais que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas conforme o artigo 37, da Constituição Federal, fica assegurado o direito de inscrição no teste seletivo desde que a deficiência de que são portadores sejam compatíveis com o exercício do cargo.

4.2. Serão reservadas vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais, na proporção de 5% (cinco por cento). 

4.3. Inexistindo candidatos portadores de deficiência, as vagas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem de classificação. 

4.4. Não serão considerados como deficiência, os distúrbios passíveis de correção, segundo os padrões clinicamente estabelecidos. 

4.5. Os candidatos que concorrerem na condição prevista neste artigo serão classificados em lista separada e de acordo com as vagas por lei reservadas. 

4.6. Havendo laudo médico oficial contrário à condição de deficiente, o candidato será excluído da listagem correspondente.

4.7. A publicação do resultado final do Teste Seletivo será feito em duas listas, contendo na primeira a pontuação total de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiências e, a segunda relação somente com a classificação dos portadores de deficiência (para os cargos que atinjam o percentual reservado). 

4.8. Quando da convocação para a contratação, o candidato portador de deficiência passará por avaliação médica a fim de atestar a deficiência alegada e analisar a compatibilidade entre a deficiência do candidato e a função a ser desempenhada. 

4.9. Caso fique comprovado que o candidato não é portador de deficiência, o mesmo perderá o direito a vaga, da mesma forma que se verificar a incompatibilidade entre a deficiência do candidato e a função a ser desempenhada. 

 

5. DOS REQUISITOS - DOCUMENTOS 

5.1. O Candidato deverá anexar à Ficha de Inscrição os seguintes documentos:

5.1.1. Documento de Identificação com foto.

5.1.2. Fotocópia do Diploma de conclusão do curso, devidamente registrado ou certidão de colação de grau ou declaração de freqüência a partir da 2ª fase (1º período).

5.1.3. Cursos de especialização e aperfeiçoamento ou atualização.

5.1.4. Atestado de Tempo de Serviço na área da educação com data até 30/11/2012.

 

6. DA SELEÇÃO

6.1. A seleção tem por finalidade a formação de um cadastro reserva de profissionais para a Secretaria Municipal de Educação.

6.2. As provas serão elaboradas e aplicadas pela Empresa Rios & Rios Serviços Administrativos LTDA.

 

7. DAS PROVAS:

7.1. Prova Escrita: Esta etapa terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá na resolução de 20 (vinte) questões objetivas com 04 (quatro) opções de respostas, (A, B, C, e D), com apenas uma resposta correta, com valor de 05 (cinco) pontos cada resposta certa, sendo: 14 (quatorze) questões de conhecimentos específicos aos cargos pretendidos; 06 (seis) questões de conhecimentos gerais.

7.1.1. Serão considerados classificados na prova objetiva os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 10 (dez) pontos.

 

7.2. Prova de Títulos: Escolaridade, cursos de especialização e aperfeiçoamento ou atualização, de caráter classificatório, com a seguinte pontuação:

 

Requisito

Pontuação:

a - Pós-graduação na área da Educação

40 (quarenta)

b - Cursando pós-graduação na área da Educação

20 (vinte)

c - Graduação na área de Educação

40 (quarenta)

d - Cursando graduação na área da Educação

20 (vinte)

e - Certificado de Complementação em Educação Especial

30 (trinta)

f - Cursando Complementação em Educação Especial

10 (dez)

g - Curso de Magistério completo

05 (cinco)

h - Cursos de aperfeiçoamento profissional na respectiva área de atuação ofertada por instituições oficiais

02 (dois) pontos para cada 40 horas

i - Tempo de serviço na área de Educação

03 (três) pontos para cada 12 meses

 

 

 7.2.1. Para receber a pontuação relativa ao título, o candidato deverá apresentar fotocópia dos diplomas ou certificados devidamente registrados, na área da Educação, com carga horária mínima de 1O (dez) horas e realizados no período de O1/02/2011 a O1/02/2013, para fins de comprovação de atualização na área, atingindo o limite máximo de 400 pontos.

7.2.2. Para comprovação e avaliação do Tempo de Serviço, será feita através de atestado de Tempo de Serviço na área da educação, emitido por órgão oficial, na Rede Pública Municipal, Estadual e Rede Particular, onde obterá pontuação de 3.0 (três) para cada 12 (doze) meses completos de Tempo de Serviço, limitando-se a 10 anos. 

7.2.3. Para as Disciplinas Específicas o candidato deverá comprovar a habilitação para o cargo.

 

7.3. Conteúdo Programático - conforme Anexo I, deste Edital.

 

8. DA REALIZAÇÃO  DA  PROVA  ESCRITA:

8.1. A prova escrita terá duração máxima de 1h 30min (uma hora e trinta minutos) e será realizada no dia 09/03/2013, com inicio às 09 (nove) horas, nas dependências da EEB Horácio Nunes, sito Rua Paraná, Centro.

8.2. O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição, caneta esferográfica, de cor azul ou preta, lápis e borracha.

8.3. Não será permitida a realização da prova em data, local e horário diferentes do estabelecido, seja qual for o motivo alegado.

8.4. Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato, sob pena de anulação de sua prova:

I - comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao teste seletivo;

II- consultar qualquer espécie de livro ou apontamentos;

III - utilizar-se de telefone celular, Pager, fone de ouvido ou de qualquer outro aparelho eletro-eletrônico;

IV - ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente em casos especiais na companhia do fiscal;

V - portar-se inconvenientemente, perturbando, de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos;

VI - tratar com descortesia qualquer dos examinadores, auxiliares ou autoridades presentes.

8.5. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato, ou de pessoas estranhas ao teste seletivo, no local onde será aplicada a prova.

8.6. Os candidatos não poderão sair da sala da aplicação da prova, antes de decorridos 45 minutos a partir do início.

8.7. Os três últimos candidatos de cada sala deverão permanecer no local até a conclusão da prova do último candidato, para assinarem o lacre dos envelopes contendo as provas e os cartões resposta, juntamente com o fiscal.

 

9. CLASSIFICAÇÃO GERAL

9.1. O resultado final do Teste Seletivo para os cargos disponíveis na Secretaria Municipal de Educação será no dia 12/03/2013, divulgadas no Mural Público ou Átrio da Prefeitura Municipal de Irineópolis e no endereço eletrônico: http://www.irineopolis.sc.gov.br/, após concluídas todas as fases do Teste Seletivo Público.  

9.2.  Somente serão aceitos recursos da classificação dos candidatos interpostos através de requerimento próprio sendo o mesmo dirigido à Empresa Rios & Rios Serviços Administrativos LTDA, devendo o mesmo ser protocolado até o dia 14/03/2013 às 16:30hs, junto à Secretaria Municipal de Educação.

9.3. A apreciação dos recursos será efetuada pela referida Empresa e após a análise de todos os recursos interpostos tempestivamente será divulgada nova lista de classificação até o dia 18/03/2013 até às 11:30 horas;

9.4. A Classificação Geral se dará com o máximo de pontos alcançado pelo (a) candidato (a).

9.5. Os candidatos serão classificados em listas nominais, na ordem decrescente de acordo com a pontuação obtida;

9.6. Em caso de igualdade de pontuação na classificação terá preferência o candidato de maior idade e, persistindo o empate, o candidato com maior número de dependentes.

 

10. DAS CONDIÇÕES PARA O PROVIMENTO DOS CARGOS

10.1. No ato da contratação o candidato deverá apresentar os requisitos e documentos abaixo exigidos. A não comprovação dos requisitos e documentos eliminará o candidato do Teste Seletivo. 

a) Idade mínima de dezoito anos completos até a data de admissão.

b) Comprovante de escolaridade e/ou habilitação exigida para o cargo com o competente registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

c) Prova de aptidão física e mental para o exercício do cargo, mediante atestado adicional fornecido pelo médico.

d) Declaração expressa, com firma reconhecida por verdadeira do candidato, que a posse do cargo não implica em acumulação proibida de cargo, emprego ou função pública. 

e) Cópia dos seguintes Documentos: - Cédula de Identidade- Certificado de Reservista, para candidatos do sexo masculino; - Cadastro de Pessoa Física - CPF; - Comprovante de escolaridade exigido para o cargo; - Título de eleitor - Comprovar idade mínima de 18(dezoito) anos; - Carteira Profissional de trabalho; - Certidão de nascimento ou casamento; - Certidão de Nascimento dos filhos menores; - Comprovante de residência atual; - Uma foto 3x4; - ASO - Atestado de Saúde Ocupacional; - Certidão Negativa de Antecedentes Criminais; - Prova de quitação com as obrigações eleitorais; - Apresentar outros documentos que se fizerem necessários a época da admissão. 

10.2. Os classificados serão notificados a comparecer no departamento de Recursos Humanos, e terão o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentar a documentação exigida e assumir o cargo. O não comparecimento neste prazo acarretará na desclassificação do Teste Seletivo, sendo convocado o próximo candidato de acordo com a classificação. 

10.3. O candidato aprovado deverá manter, durante todo o prazo de validade do Teste Seletivo, seu endereço atualizado junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal. Caso o candidato não seja localizado por alteração de endereço ou por endereço insuficiente, será considerado como desistente. 

 

11. DO REGIME JÚRIDICO 

11.1. Os aprovados e classificados no Teste Seletivo serão admitidos sob o regime Especial Administrativo em Caráter Temporário, nos termos da Lei Complementar nº 013/2003 de 25/06/2003, com redação dada pelas Leis Complementares nº 022/2005 e 040/2008, vinculadas ao regime geral de Previdência Social.  

12. DA  ESCOLHA  DE  VAGAS

12.1. A chamada dos candidatos selecionados será efetuada obedecendo à ordem de classificação do referido teste seletivo, mediante a existência de vaga e conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Educação.

12.2. No surgimento de vagas durante o ano de 2013, a Secretaria Municipal da Educação realizarão novas chamadas para preenchimento das vagas, dando continuidade a listagem de classificação de vaga respeitando a ordem de classificação.

12.3. O candidato que escolher a vaga e desistir da mesma passará ao último da listagem de classificação de sua área. O candidato que não se apresentar no dia e horário determinados para a escolha de vaga, bem como aquele presente que não aceitar nenhuma das vagas oferecidas, continuará na ordem de classificação, entretanto deverá aguardar o término da lista de candidatos para segunda e última chamada. 

 12.4. O candidato terá 01 (um) dia, considerando-se os dias úteis, para dar retorno sobre a convocação. Expirando o prazo, será dada continuidade à convocação dos demais candidatos, respeitando a seqüência da ordem da classificação. 

12.5. O candidato que for selecionado para uma substituição por período inferior a 30 dias permanecerá na mesma ordem de classificação até a existência da próxima vaga. 

12.6. O candidato que escolher a vaga e entrar com toda a documentação exigida junto ao departamento de recursos humanos da prefeitura municipal, não poderá desistir da vaga escolhida durante o período de 30 (trinta) dias, sujeito ao contrário pagar uma multa de um salário a instituição contratante.

 

 

13 - DAS DISPOSIÇOES FINAIS

13.1 Todos os casos omissos, problemas ou questões que surgirem e que não estejam expressamente previstos no presente Edital, serão resolvidos pela Empresa Rios & Rios Serviços Administrativos LTDA e pela Comissão do Teste Seletivo.

13.2 A habilitação e classificação neste Processo Seletivo não asseguram o (a) candidato (a) o direito de ingresso automático nos quadros de profissionais contratados do Poder Executivo Municipal. A contratação deverá ser realizada dentro do interesse e necessidade da Secretaria Municipal de Educação, observada a ordem de classificação dos candidatos;

13.3 O requerimento da inscrição implica no conhecimento e aceitação, pelo candidato, de todos os prazos estabelecidos no presente Edital. O candidato que fizer declaração falsa ou inexata e que não satisfazer às condições exigidas, poderá ter sua inscrição cancelada e declarados nulos todos os atos dela decorrentes.

13.4 O professor regularmente contratado para exercer suas funções durante o ano letivo de 2013, poderá ter seu contrato rescindido antecipadamente, se:

a) Apresentar 05 (cinco) faltas injustificadas, apontadas pelo chefe imediato;

b) Apresentar 02 (duas) ocorrências funcionais (advertência).

13.5. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Irineópolis (SC), 19 de fevereiro de 2013.

 

 

 

 

Juliano Pozzi Pereira                                                     Lillian Eliane Batschauer Ferreira

Prefeito Municipal                                                        Secretária Municipal de Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

CONHECIMENTOS GERAIS COMUNS PARA TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES

 

 

 

Constituição Federal e Estadual; LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais, Decreto 6094/07. FNDE/MEC;  Resolução 47/07 FNDE/MEC; Resolução 029 MEC FNDE; Lei 10.639/2003; Lei 10.172/01.  Plano de  Desenvolvimento da Educação, Plano de Ações Articuladas; FUNDEB. Compromisso todos pela Educação.  Regime de Colaboração entre os Entes Federados. Conselhos da Área Educacional: Conselho Nacional de  Educação, Conselho Estadual de Educação, Conselho

Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Conselho da  Alimentação Escolar, Conselhos Escolares, Conselho Tutelar. Gestão Orçamentária da Educação,  Articulação Escola Comunidade. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010 (*)Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Resolução CNE/CEB nº 4/2010; Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental  Educação especial -legislação Avaliação da aprendizagem; Temas Multidisciplinares, Planejamento: Plano de Curso e Plano de Ensino; Estatuto da Criança e do Adolescente; Conhecimentos gerais e atualidades.

 

 

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DE ACORDO COM A MATÉRIA

 

 

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Lei Federal nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente.  Constituição Federal: Capítulos da Educação. Estrutura da Educação Infantil, fundamentação e importância.  Currículo da Pré-Escola. Recreação. Prática e atividades pedagógicas. Métodos e técnicas na Educação Infantil. Tendências  pedagógicas. Psicomotricidade. Literatura: Emília Ferreiro, Piaget, Vygotski, Ana Teberosky. PCNs. Papel do  professor na alfabetização. Educação Infantil no mundo atual. Atualidades. 

 

 

CARGO: PROFESSOR SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PETI

 

LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Metodologia de Ensino:  ciências, matemática, português e outros. Relacionamento: Professor x Aluno. Função e Papel da Escola.  Problemas de Aprendizagem: Fatores Físicos, Psíquicos e Sociais. Recreação: Atividades recreativas.  Aprendizagem: Leitura / Escrita. Didática: Métodos, Técnicas, Livro Didático, Recursos /Material Didático e  tecnológico. Processo Ensino - Aprendizagem: Avaliação, Recuperação. Planejamento de Aula: Habilidade -  Objetivos da avaliação. Métodos e Processos no Ensino da Leitura. Desenvolvimento da linguagem oral,  escrita, audição e leitura: métodos, técnicas e habilidades. Instrumentos / Atividade Pedagógicas.  Tendências Pedagógicas. Literatura: Paulo Freire, Piaget, Vygotski, Emília Ferreiro e Ana Teberosky.  Educação em âmbito global. Psicomotricidade. Atualidades. Projeto Político Pedagógico. Estatuto da   Criança e do Adolescente. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei Federal Nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  Constituição Federal: Capítulos da Educação. Emenda Constitucional 19 e 20. Conhecimentos inerentes ao Programa - PETI.

 

 

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

História da Educação Física. A importância social na Educação Física: na escola, no lazer, na formação do  indivíduo e na transformação social; Psicomotricidade; Planos de aulas para: cardiopatas, hipertensos,  diabéticos, obesos, desvios posturais, gestantes, desvios respiratórios, distúrbios ortopédicos;  Conhecimento das regras dos esportes em geral e treinamentos esportivos.

 

 

 

 

CARGO: PROFESSOR - LÍNGUA INGLESA

 

Compreensão de textos em Língua Inglesa: estratégias de leitura, tipologia textual, estrutura e organização  textual. Principais elementos e relações da estrutura lingüística da Língua Inglesa: morfologia, sintaxe,  semântica, fonologia,  vocabulário.  Fundamentos teóricos do processo ensino/aprendizagem da Língua  Inglesa: a abordagem comunicativa, o inglês  instrumental (English for Specific Purposes).  Estilos e  Estratégias de Aprendizagem.

 

CARGO: PROFESSOR DE ARTES

 

Fundamentos históricos, filosóficos da Educação Artística. História do ensino das artes no Brasil.  Metodologias e procedimentos pedagógicos, recursos materiais e objetivos do ensino das linguagens da arte  na escola.  Conhecimentos específicos das diferentes linguagens da arte: Teatro (Artes Cênicas), Artes  Visuais e Música quanto  ao desenvolvimento infantil, à prática específica e a história das artes universal e  brasileira, em seus vários períodos até os movimentos contemporâneos.

 

CARGO: PROFESSOR MATEMÁTICA

 

Lógica - Sentenças e proposições. Quantificadores. Conjuntos numéricos - Os  sistemas de numeração. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Conceitos, operações e propriedades.  Estimativas com números e aproximações numéricas aplicadas à situações-problema. Progressões - Seqüência. Progressões aritmética e geométrica. Aplicações. Funções  -  Relações. Par ordenado. Plano Cartesiano. Produto cartesiano. Relações binárias. Relações de equivalência e de ordem. Representação  gráfica. Aplicações de funções na resolução de problemas. Domínio, contradomínio, imagem. Sobrejeção, injeção, bijeção, função inversa e função composta. Função constante e função idêntica. Análise das representações gráfica, tabular e algébrica de funções de 1º e 2º graus, polinomiais, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Equações, inequações e sistemas. Inequação produto e inequação quociente.  Estatística - Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Aplicação de probabilidade e combinatória. Razões e proporções.  Regra de três simples e composta. Porcentagem e fator de correção. Juros. Sistemas lineares. Geometria Analítica  Distância entre dois pontos e entre ponto e reta. Divisão de  segmentos. Coeficiente angular. Equações da reta e da circunferência. Posições relativas. Perpendicularidade. Tangência. Triângulos, quadriláteros e demais polígonos. Circunferências e círculos. Congruência e semelhança.  Sólidos geométricos. Poliedros, prismas, pirâmides. Cilindro, cone e esfera. Ângulos. Definições, aplicações e propriedades. Relações métricas. Perímetros, áreas e volumes. Unidades de medidas de Sistema Internacional. Resolução de problemas  - Equação e interpretação de  problemas.

 

CARGO: PROFESSOR LINGUA PORTUGUESA

 

Conteúdo: Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e  dissertação. Argumentação. Qualidades do parágrafo e da frase em geral. Unidade, coerência e ênfase.  Coesão, concisão, paralelismo sintático e semântico. Coerência e coesão textual. Intertextualidade.  Níveis de linguagem.  Valor semântico e emprego dos conectivos. Frase, período e oração.  Estrutura sintática da frase; ordem direta e indireta da estrutura frasal. A construção do texto: o parágrafo  como unidade de composição; tópico frasal e suas diferentes feições. Como desenvolver o parágrafo.  Semântica: o sentido das palavras - adequação vocabular, denotação, conotação, polissemia e ambigüidade.  Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Generalização e especificação  o concreto e o abstrato.  Vocabulário: paráfrase, resumo e ampliação. A norma culta. Ortografia oficial. Pontuação. Acentuação  gráfica e sinais diacríticos. Prosódia e ortoepia. Emprego das classes gramaticais. Flexões nominais. Flexão  verbal: verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos  compostos. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e  verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Sintaxe de colocação: deslocamento e valor semântico-gramatical  posição do pronome átono. Sintaxe da oração e do período. Estrutura e formação de palavras.  Gêneros literários. O processo literário brasileiro: estilos literários. Periodização da Literatura Brasileira.  Gêneros textuais. Funções da linguagem. A narrativa e seus subgêneros. Elementos da narrativa. O poema e  suas formas. O Barroco e o Arcadismo. O épico e o lírico. O Romantismo: características principais, autores e  obras representativos. A ficção realista/naturalista. O Modernismo: características principais, autores e  obras representativos; romance, conto e crônica modernos.

 

 

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

 

 A história do pensamento geográfico - Conceitos, temas e teorias da Geografia. A questão do método e a  crítica do conhecimento. Meio ambiente, natureza e pensamento geográfico. A Geografia, os Parâmetros  Curriculares e a Cartografia  A Geografia no contexto dos Parâmetros Curriculares (5ª a 8ª Séries): O  conhecimento geográfico e sua importância social. Categorias. Objetivos Gerais. Metodologia. Cartografia:  os mapas e as visões de mundo  -  Localização: coordenadas geográficas. Escalas. O Espaço  Mundial  A Geopolítica Mundial: Da Guerra Fria à nova ordem mundial: do mundo bipolar ao mundo  multipolar. As transformações políticas no mundo contemporâneo; blocos econômicos supranacionais; a  atual divisão internacional do trabalho. Meio natural, meio técnico e meio técnicocientífico- informacional.  A era da Globalização. Conflitos  étnicos atuais, a questão das nacionalidades; movimentos separatistas; terrorismo. O Espaço Industrial:  localização das indústrias (fatores determinantes); tipos de indústria; o processo de industrialização nos  países pioneiros; grandes potências industriais; os países de industrialização recente e os subdesenvolvidos.  Os diferentes modelos de produção industrial. A revolução técnico-científica. A produção mundial de  energia e suas diferentes fontes. O Espaço Agrário: as novas relações cidade x campo; os sistemas agrícolas;  a agropecuária em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A modernização das atividades agrícolas. Os  Espaços Urbano e Regional: as cidades e as metrópoles; urbanização em países desenvolvidos e  subdesenvolvidos; megacidades e cidades globais. Infraestrutura e serviços urbanos. Região e organização espacial. A População e Espaço Geográfico:  dinâmica, crescimento, distribuição e estrutura da população; teorias demográficas; migrações  internacionais. O Espaço da Circulação: transportes e comunicação no mundo atual. A natureza e sua importância para o homem: Os diferentes componentes do quadro natural (clima,  vegetação, relevo, geologia, solos, hidrografia, águas oceânicas). Quadro natural: recursos e aproveitamento  econômico. Domínios morfoclimáticos; natureza/questões socioculturais; problemas ambientais urbanos;  mudanças ambientais globais e meio ambiente. Impactos das sociedades sobre o meio ambiente. O Espaço  Geográfico do Brasil  A Natureza do Território Brasileiro: grandes paisagens naturais; geomorfologia, relevo  e solos; domínios morfoclimáticos; principais bacias hidrográficas e águas territoriais brasileiras. A Formação  territorial do Brasil: A ocupação e a construção do território nacional. A organização do Estado brasileiro. O  Brasil e suas diferentes regionalizações. Políticas territoriais. As regiões brasileiras e os contrastes regionais. O Brasil e o mercado mundial. O Espaço  Industrial Brasileiro: O processo de industrialização no Brasil. Concentração e dispersão espacial da  indústria; o Sudeste como pólo industrial do país e a desconcentração industrial; as fontes de energia no  Brasil. O Espaço Agrário Brasileiro: A produção agropecuária no Brasil; modernização do espaço agrário; as  relações de trabalho no campo; a reforma agrária. Conflitos no campo. O Espaço Urbano  Brasileiro: A organização do espaço urbano. Hierarquia e rede urbana; funções urbanas; urbanização,  favelização, periferização e metropolização; estrutura interna das cidades brasileiras. Problemática  socioespacial das metrópoles brasileiras. A questão do trabalho nas cidades: a expansão da economia  informal. Segregação nas cidades brasileiras.   População e o Espaço Geográfico Brasileiro: Estrutura da população; dinâmica demográfica. Investimentos e  políticas  demográficas; distribuição da população pelo território. Migrações. Meio Ambiente: Questões e problemas  ambientais no campo e nas cidades. Desenvolvimento urbano e impactos ambientais nas metrópoles brasileiras. A sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. O planejamento ambiental no Brasil.

 

 

 

 

CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

 

Antiguidade Clássica: o mundo greco-romano. O período medieval: a Alta e a Baixa Idade Média. O mundo  Moderno: o antigo Regime e o absolutismo; a expansão européia; os sistemas coloniais na América; o  Renascimento; a Reforma Protestante. Brasil: colônia,império e República Velha. A Revolução Industrial; o iluminismo; Ilustração. O Mundo Contemporâneo: Revolução Francesa; Nacionalismo ; Liberalismo ;  Imperialismo;1ª Guerra Mundial. A Revolução russa; a crise de 1929-1933.2ª Guerra Mundial; o período  entre guerras. Nazismo. Fascismo. A Guerra Fria; O Brasil: Estado Novo. Golpe de 1964 e a nova República.  Crise do socialismo. Crise da social democracia. A descolonização afro-asiática; o Oriente Médio. A América  Latina no século XX; a nova ordem econômica internacional. Globalização. Neoliberalismo. A 3ª Revolução  Industrial. Atualidades do Brasil e do Mundo.

 

 

CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS

 

Concepção de Ciências e Ensino de Ciências; Práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências; Avaliação no Ensino de Ciências; História do Ensino de Ciências no Brasil; Ciências como produção humana; Conceitos específicos da área: ecossistema; sustentabilidade; biodiversidade; natureza / ambiente / ecologia; tecnologia / nanotecnologia / biotecnologia; Noções de legislação ambiental; Princípios de educação ambiental; Questões ambientais atuais (aquecimento global, água, efeito estufa, resíduos sólidos.

 

 

 

 

CARGO: SEGUNDO PROFESSOR - EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

 

O desenvolvimento da criança e do adolescente. Projetos Pedagógicos e planejamento de aula.  Teorias Educacionais. Concepções Pedagógicas. Mediação da aprendizagem. Avaliação. Currículo.  Fracasso escolar. A prática educativa. Formação de professores. Mídia e Educação. Disciplina e Limites. Cidadania. Fundamentos da Educação Inclusiva. Teoria Sociocultural. Pedagogia Histórico Crítica. Didática da Pedagogia Histórico Crítica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Educação Inclusiva e práticas pedagógicas. Conceito de deficiência. Deficiências: Múltipla, Surdo, cegueira, Intelectual (mental) e Física. Transtornos globais do desenvolvimento. Adequações Curriculares.