Secretaria de saúde promove campanha "Ensaboando a consciência"

Publicado em 07/06/2019 às 16:44 - Atualizado em 07/06/2019 às 16:44

Mais de 850 litros de óleo de cozinha foram coletados durante gincana promovida pela Vigilância Sanitária em parceria com a secretaria de educação. A ação, realizada na Semana do Meio Ambiente, faz parte da campanha “Ensaboando a consciência”, que objetiva a coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha.

“Iniciamos o projeto colocando pontos de coleta nos Postos de Saúde para receber o óleo de cozinha usado. Realizamos palestras com os alunos do quarto e quinto ano do período matutino da rede municipal, orientando sobre a destinação correta do óleo e os danos que podem ocorrer ao meio ambiente quando este resíduo é descartado de forma inadequada”, explica a coordenadora da vigilância sanitária, Samara Ruckl.

Vencedor da gincana, o Grupo Escolar Zélia Milles entregou 308 litros de óleo, seguido de 271 coletados pelos alunos do Núcleo Escolar Adolfo Konder; 229 do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair e 42 litros do Núcleo Educacional Guilherme Bossow. A turma vencedora irá participar de um passeio na Trilha do Bugio, em Três Barras, que conta com 1km e 23 pontos interpretativos.

Palestras e oficina

Depois de passar pelas unidades de ensino, a equipe do projeto realizou palestra para o grupo de Hipertensos e Diabéticos da localidade da Serrinha e em 25 de junho acontece palestra em Rio Branco, com oficina de produção artesanal de sabão utilizando uma parte do óleo que foi coletado durante a gincana. Outros 800 litros foram entregues na Unidade de Triagem e Compostagem para que possam ter a destinação correta.

“Agradecemos a participação de todas as escolas, a contribuição para o projeto foi muito significativa. Ressaltamos a importância da destinação correta desse resíduo e lembramos a todos que as coletas continuam acontecendo”, destaca Samara. Toda a população pode contribuir com o Meio Ambiente descartando corretamente o óleo de cozinha que já não pode mais ser utilizado. Há pontos de coleta no Posto de Saúde do Centro, São Pascoal, Serrinha e Rio Branco. De acordo com Samara, ainda devem acontecer palestras em todas as unidades de saúde de Irineópolis.