Prefeitura realiza ações que estimulam o descarte correto do lixo

Publicado em 05/08/2019 às 16:46 - Atualizado em 05/08/2019 às 16:46

Dia do descarte, coleta seletiva e disponibilização de caçambas para recolhimento de entulho são algumas das ações que a prefeitura de Irineópolis implantou nos últimos anos buscando estimular o descarte correto de resíduos, contribuindo com a preservação do Meio Ambiente e com o trabalho das equipes que atuam na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC).

Todas às quartas-feiras, um caminhão passa pelas ruas do centro e também nos bairros de Irineópolis para recolher materiais secos previamente separados pela população. Além de retirar do Meio Ambiente os materiais que levariam muitos anos para se decompor, a coleta seletiva também está fazendo a diferença no dia a dia daqueles que realizam a triagem dos resíduos. A comercialização de embalagens de vidro, papel, papelão, plástico, alumínio e latas para empresas especializadas é uma das alternativas de renda para os integrantes da cooperativa que atua na UTC.

“A questão do lixo é um desafio que temos que superar todos os dias. Conscientizar é importante, mas tomarmos atitudes, enquanto Poder Público ,que minimizem os impactos ao Meio Ambiente é fundamental”, avalia o secretário de administração, Lademir Arcari.

Nos últimos meses, uma parceria entre a prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas e empresas de Irineópolis viabilizou a produção de sacolas especiais para o descarte de material orgânico. A iniciativa partiu do vice-prefeito Luiz Carlos Pazdziora, que apresentou o novo modelo de material e buscou apoio junto ao comércio local para a confecção das sacolas. A ação não parou por aí, durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde passaram a distribuir as sacolas nas residências, orientando a comunidade sobre o descarte correto do lixo orgânico e materiais recicláveis. Na Unidade de Triagem e Compostagem, as cascas de frutas e legumes, restos de alimentos e pó de café são reaproveitados na compostagem para a produção de adubo.

O que descartar na Coleta convencional:

Durante a coleta convencional de resíduos são recolhidos rejeitos não recicláveis como resíduos de banheiros ou de limpeza, papéis engordurados ou sujos, além de material orgânico, como restos de alimentos.

Coleta Seletiva:
A coleta seletiva acontece todas as quartas-feiras no centro e nos bairros de Irineópolis. Neste dia são coletados os materiais secos, como embalagens de vidro, alumínio e latas, papel, papelão e plástico.

Dia do Descarte:

O Dia do Descarte é uma iniciativa da Prefeitura que busca dar o destino correto para o lixo eletrônico no município. Na última quinta-feira do mês você pode descartar monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, pilhas, móveis velhos, sofás e colchões, isopor e espuma, borracha e pneus e eletrodomésticos. Há pontos de coleta em frente ao Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair, Grupo Escolar Zélia Milles, Escola de Educação Básica Horácio Nunes, Hospital, Rodoviária, Banco do Brasil, Partika, Agro Jonas, Posto de Saúde do Centro e Alfa.

Caçambas:

A prefeitura disponibiliza gratuitamente caçambas para a coleta de entulhos. Elas podem ser solicitadas mediante cadastro prévio na Secretaria de Infraestrutura. Os seguintes itens podem ser descartados nas caçambas: Terra, Tijolos, concreto, blocos, tubos, meio fios, pisos, telhas, azulejos, madeiras, escoras, lenhas, podas de árvores, capim e grama.