Enfermeiras participam de treinamento em Joinville

Publicado em 28/11/2019 às 08:45 - Atualizado em 28/11/2019 às 08:59

A coordenadora de enfermagem, Daniela Aparecida Fritzen e as enfermeiras das equipes de Estratégia de Saúde da Família de Irineópolis participaram de treinamento ofertado pelo Coren em Joinville. Durante três dias, as profissionais receberam orientações sobre protocolos de enfermagem que devem ser implantados em 2020 e resultarão em benefícios para a população, entre eles o aumento na oferta dos serviços realizados pelos profissionais de enfermagem.

O treinamento foi conduzido por enfermeiros da prefeitura de Florianópolis que elaboraram os protocolos que hoje são referência para todo o Brasil. Para Daniela, a implantação nos demais municípios auxiliará as gestões na implantação de estratégias ofertadas pelo Ministério da Saúde. Ela destaca que a participação no treinamento foi uma das exigências para a adesão dos protocolos. “Foi muito bom, muito produtivo e esclarecedor. Agora é formalizar nossa comissão de enfermagem, continuar estudando os protocolos e fazer as adequações necessárias para o nosso município, para a nossa realidade. A implantação destes protocolos deve acontecer em breve, e vai ajudar muito no trabalho de toda equipe de saúde. É um processo de adequação lento, mas necessário. E o estudo de casos em conjunto deve ser constante”, avalia a coordenadora Daniela.

Também participaram da capacitação as enfermeiras Gisele Cristina Barth (Serrinha), Ariadne Barbosa Rodrigues (Centro), Claudia Heloisa Kuchla (Rio Branco), Aline Cristina Linzmeier Riske (São Pascoal) e Débora Tencyzna (Centro).