Prefeitura de Irineópolis organiza Mutirão contra a dengue

Publicado em 21/01/2021 às 16:24 - Atualizado em 21/01/2021 às 16:24

Durante os meses de fevereiro e março a secretaria de saúde de Irineópolis realizará novas edições do “Mutirão contra o mosquito”. A ação coordenada pelo departamento de vigilância epidemiológica tem como objetivo acabar com possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chicungunya.

Irineópolis é uma das 103 cidades catarinenses consideradas infestadas pelo mosquito. Segundo a agente de endemias Dayane de Oliveira Meireles, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2021 foram encontrados 94 focos do Aedes aegypti no município. “Durante as vistorias encontramos larvas em diferentes locais e materiais, como pneus, lonas, calhas, tonéis para captação de água e também em piscinas, tanto naquelas móveis feitas de plástico como também em piscinas fixas”, explica.

“A dengue é uma doença grave e que pode levar à morte. Precisamos da colaboração de toda a população para eliminar possíveis criadouros do mosquito e evitar que tenhamos essa doença em nosso município”, enfatiza o prefeito Lademir Arcari, que na tarde de terça-feira, 19, participou de reunião com integrantes da sala de situação, espaço intersetorial que gerencia e monitora as ações de mobilização e controle ao mosquito Aedes aegypti.

Mutirões

Diferentes das edições anteriores, os mutirões realizados em 2021 acontecerão em duas etapas: A primeira consiste na disponibilização de caçambas em datas específicas para que a população de cada bairro descarte os objetos e materiais que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como pneus velhos, lonas, embalagens plásticas, entre outros. Já na segunda etapa, as equipes de vigilância epidemiológica e sanitária efetuarão a vistoria em todas as áreas e notificarão os proprietários dos imóveis que mesmo após a ação mantiverem possíveis criadouros do mosquito. “Locais que possibilitem a proliferação do mosquito estarão passíveis de multa ou outras sanções, conforme lei municipal 2097 de 16/12/2020”, explica a agente de endemias Angrenni Simone da Silveira Assunção.
O mutirão contra o mosquito, com inspeção das áreas, acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro no centro e nos bairros. Já as caçambas para descarte de materiais estarão disponíveis nas seguintes datas e locais:

25 de janeiro – Jardim Brand;
27 de janeiro – São Francisco;
29 de janeiro – Bairro Nossa Senhora Aparecida;
01 de fevereiro – Colina Verde;
03 de fevereiro – Loteamento Lech
05 de fevereiro no bairro Valões;

No mês de março o mutirão será realizado em Colônia Escada, Poço Preto e São Pascoal. As caçambas será disponibilizada no dia 19 de fevereiro em São Pascoal e 26 de fevereiro em Colônia Escada e Poço Preto.