Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Servidores participam de curso sobre Parcerias entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e o Município

Publicado em 22/02/2021 às 08:39 - Atualizado em 22/02/2021 às 08:40

Servidores da secretaria de administração participaram de curso sobre procedimentos e fluxos para execução das parcerias entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e o Município. O treinamento aconteceu na quinta-feira, 18, e foi conduzido pelo sócio diretor do IGAM SC Cursos e Consultoria, Alexandre Alves, mestre em gestão de políticas públicas, especialista em administração pública e controladoria, bacharel em ciências contábeis e direito.

Durante a capacitação foram abordados os seguintes temas: objetivos e estruturação da Lei 13.019/2014; Quando se aplica ou não se aplica a Lei 13.019/2014;  Peculiaridades dos Fundos Especiais (FIA e Idoso); Transparência e Controle; Procedimentos para o processo de seleção das OSC’s; Como montar o plano de trabalho; Procedimentos para a celebração das parcerias; Instrumentos jurídicos das parcerias; Execução da parceria; Monitoramento e avaliação das parcerias; Prestação de contas; Análise das prestações de contas. Gestão das parcerias em tempos de Pandemia.

Para o secretário de administração e finanças, Rodrigo Jurck, o curso abordou questões importantes acerca das mudanças na legislação, esclarecendo dúvidas e apresentando informações relevantes à equipe. “Precisamos nos aperfeiçoar, buscar conhecimento e repassar essas informações aos nossos servidores, para que os processos realizados pela prefeitura de Irineópolis com relação a termos de convênio, cooperação e fomento estejam atendendo a legislação e, principalmente, para que a gente consiga realizar esses processos de maneira que a sociedade como um todo seja beneficiada pelos recursos públicos”, destaca Jurck.

O secretário explica ainda que o município tem vários termos de cooperação com Organizações da sociedade civil, além de termos de fomento e convênios com entidades. “Esse é o principal objetivo da administração, facilitar e melhorar a vida da população. Para isso nós realizamos esses termos de cooperação e fomento, como por exemplo, os que temos com a Apae, com o Lar de Idosos, com a associação dos acadêmicos, com várias associações de produtores,  com essas entidades realizam um trabalho extraordinário no município”, comenta.

Responsável pela gestão de convênios, o servidor Jaime Grisang conta que para ele o curso foi de grande importância, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades.  “Foi muito útil, já que nós da secretaria de administração trabalhamos diretamente com as OSC’s que operam aqui no município, e o curso era diretamente relacionado a isso.  O curso nos deu algumas qualificações do que tínhamos dúvidas e algumas melhorias que podemos fazer para o futuro. Posso aplicar o que aprendi no curso diretamente no dia a dia”, avalia.