Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria de Saúde fará coleta de medicamentos vencidos

Publicado em 16/05/2022 às 09:53 - Atualizado em 16/05/2022 às 09:54

Todos os meses, cerca de 50kg de medicamentos são jogados no lixo doméstico e vão parar na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), em Irineópolis. Além de medicamentos vencidos, também são encontradas embalagens cheias e dentro do prazo de validade. Para orientar a população e promover o descarte correto desses itens, a Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia 20 de maio a Campanha de recolhimento de medicamentos vencidos ou que não são utilizados.  

 

Durante todo o dia, os agentes comunitários de saúde e a equipe da vigilância epidemiológica farão visitas domiciliares recolhendo os medicamentos vencidos e não utilizados, além de orientar a população sobre a maneira correta de realizar o descarte. “Na UTC encontramos cartelas de comprimidos dentro da validade, embalagens cheias que são descartadas incorretamente e podem fazer falta para outros pacientes. Além disso, o descarte de medicamentos vencidos no lixo convencional também pode contaminar o solo e a água”, enfatiza o agente sanitário, Marcos Freitas da Cruz.  

 

A secretária de saúde, Giseli Kempinski, orienta sobre a forma de descartar corretamente os medicamentos. “Basta separar os medicamentos vencidos ou aqueles que não são utilizados e entregar para os agentes de saúde durante as visitas domiciliares. Estes itens também podem ser entregues na unidade de saúde mais próxima, para que possamos dar o destino certo”, explica Giseli. Na hora de descartar, não devem ser retirados os medicamentos da embalagem primária, como as cartelas de comprimidos, cápsulas ou frascos.